Um Blog de percepções, de afetos e algumas bobagens cotidianas.


quarta-feira, 22 de outubro de 2008

NAS COXIAS DO THEATRO

" As gatas aí do lado assinam a curadoria da mostra Nosso Theatro, que homenageia os 150 anos do Theatro São Pedro. A dupla CAMILA FARINA e LUIZA OLLÉ, da empresa Maria Cultura, foi quem selecionou as fotografias, objetos e material de imprensa em exibição no casarão da Praça da Matriz.

Entre as peças históricas recuperadas pelas gurias nos arquivos do teatro, estão uma cartola do século 19, chapéus femininos ornamentados da década de 1920, antigos programas de espetáculos e um livro com fotografias de artistas, presente de uma freqüentadora dado em 7 de outubro de 1925 – curiosamente, mesmo dia e mês da abertura da exposição no TSP.

Conversando com Eva Sopher, as curadoras descobriram, por exemplo, a razão de as poltronas do teatro serem floridas. Segundo a diretora do espaço, em conversa com Jô Soares durante o período de escolha do melhor tecido para forrar as poltronas na época da reforma, o amigo teria recomendado que não fosse utilizado um tecido liso – é que a estampa daria ao ator a sensação de estar sempre acompanhado, mesmo com a platéia vazia.

Assim, decidiu-se reproduzir com fidelidade o tecido original – copiando o padrão que fora utilizado antigamente nas poltronas.
"

Roger Lerina
Zero Hora, Segundo Caderno, 22 de outubro de 2008.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Objetos (in)dispensáveis



http://blog.uncovering.org/archives/2008/09/objetos_dispensaveis.html


Bá, quem não precisa de uma fôrma de gelo em forma de dentadura?????

Eu precisssooooo....

Mas o que eu mais preciso é desse "carimbo de torrada" com desenho de MARIA !!!!

Obrigada, Rafa, por me indicar esse blog de objetos tão úteis..

o avesso

parabéns.

ela se arruma, mais um dia como qualquer outro, com uma quase insignificante diferença: é seu aniversário. nunca deu bola para aniversários. ninguém liga mesmo. ninguém dá presente. também quem se importa com presentes. o dia vai passando, o ponteiro girando e ninguém dá parabéns. a noite chega e ela vai ao super. esqueceu o celular no carro. sem problemas. até porque ninguém vai mesmo ligar. compra uma pizza congelada e tira um filme. hannibal. não está para comédias românticas. nem para filme cult. quer sangue. chega no carro. o alarme disparando. era o celular que tocava, mas quando ela abre a porta ele pára. uma chamada não atendida. número particular. ela detesta aniversários.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

NOSSO THEATRO







Mostra cultural em homenagem aos 150 anos do nosso grande teatro: 
Theatro São Pedro.
Nossa mostra é dividida em 04 ATOS, que contam momentos marcantes do teatro através do olhar de grandes fotógrafos e da imprensa, presença forte a partir do período de reconstrução do grande casarão, que passou por um período de interdição.

De 08 de outubro a 21 de dezembro de 2008
No Memorial Theatro São Pedro

A abertura reuniu convidados ilustres, todos vestidos "na medida da elegância e do conforto", como diria Célia Ribeiro...


***

Curadoria
Maria Cultura - Camila Farina e Luiza Ollé

Produção Executiva
Urbanauta - Michelle Sommer

Projeto Expográfico
Urbanauta - Eduardo Saurim

Pesquisa fotográfica
Flávio Wild
Fernanda Chemale
Maria Cultura

Pesquisa documental
Maria Cultura