Um Blog de percepções, de afetos e algumas bobagens cotidianas.


quarta-feira, 22 de outubro de 2008

NAS COXIAS DO THEATRO

" As gatas aí do lado assinam a curadoria da mostra Nosso Theatro, que homenageia os 150 anos do Theatro São Pedro. A dupla CAMILA FARINA e LUIZA OLLÉ, da empresa Maria Cultura, foi quem selecionou as fotografias, objetos e material de imprensa em exibição no casarão da Praça da Matriz.

Entre as peças históricas recuperadas pelas gurias nos arquivos do teatro, estão uma cartola do século 19, chapéus femininos ornamentados da década de 1920, antigos programas de espetáculos e um livro com fotografias de artistas, presente de uma freqüentadora dado em 7 de outubro de 1925 – curiosamente, mesmo dia e mês da abertura da exposição no TSP.

Conversando com Eva Sopher, as curadoras descobriram, por exemplo, a razão de as poltronas do teatro serem floridas. Segundo a diretora do espaço, em conversa com Jô Soares durante o período de escolha do melhor tecido para forrar as poltronas na época da reforma, o amigo teria recomendado que não fosse utilizado um tecido liso – é que a estampa daria ao ator a sensação de estar sempre acompanhado, mesmo com a platéia vazia.

Assim, decidiu-se reproduzir com fidelidade o tecido original – copiando o padrão que fora utilizado antigamente nas poltronas.
"

Roger Lerina
Zero Hora, Segundo Caderno, 22 de outubro de 2008.

Um comentário:

Lua disse...

Que guapas! Que chiques essas minhas migas!
besos